A Evangelização surgiu da ideia de se construir um espaço em que a realidade espiritual e evangélica pudesse ser trazida por meio de uma linguagem que tocasse os corações infantis.
Ela é dividida em 4 ciclos, de acordo com (as) idades no início do ano (fevereiro):
Ciclo A – 0 a 11 meses (com os pais)
Ciclo B – 1 ano a 1ano e 11 meses (com os pais)
Ciclo C – 2 anos a 2 anos e 11 meses (com os pais)
Ciclo D – 3 anos a 3 anos e 11 meses (com os pais)
No Ciclo A, tratamos do tema DEUS e da Criação Divina, trazendo para as crianças o amor à natureza, aos animais, ao corpo, e buscamos iniciar a compreensão sobre a evolução do espírito e da criação.
No Ciclo B, o tema é Jesus, que irá se tornar um grande amigo, um irmão mais velho a ensinar o caminho do bem e do amor. O foco é na infância de Jesus e na família, como rede de amparo ao Seu desenvolvimento.
No Ciclo C, o tema é Jesus e os Discípulos. Jesus como amigo, guia e modelo, e como Ele conheceu e convidou cada apóstolo para o trabalho do Evangelho.
No Ciclo D, o tema é Jesus e seu ministério de amor, o foco é nas Bem-Aventuranças.
A importância da presença dos pais NOS CICLOS A, B, C e D
A presença dos pais/familiares junto as crianças no processo de evangelização é de fundamental para que seus objetivos sejam atingidos. Essa presença é ativa e constante.
Essa importância se traduz basicamente em três aspectos:
a) A evangelização traz um conteúdo evangélico-doutrinário que evangeliza tanto as crianças quanto suas mães/pais. Na sala de aula os pais são também evangelizandos e evangelizadores.
b) Além do conteúdo, tanto pelo seu aspecto vibracional como pela proposta de construir uma comunicação com a criança, tem como consequência um trabalho no vínculo entre mãe/pai e a criança: os aproxima e facilita a recepção harmoniosa desse espírito em seu processo reencarnatório.
c) Apresenta possibilidades para os pais continuarem o processo de evangelização em casa, com o estímulo para incluir a criança no Culto do Evangelho no Lar, partindo da repetição das experiências vividas na aula da semana.
Assim, é muito importante que os pais estejam realmente presentes, sem conversas paralelas, participando dos momentos da aula em apoio ao seu filho. Mas não é necessário repetir ou traduzir para ele o que está acontecendo, uma vez que a via de aprendizado é pela experiência e, nesse sentido, participar conjuntamente é a melhor forma de apoiá-los.
O método é a brincadeira (estimulo sensorial adequado à cada faixa etária do desenvolvimento);
A mensagem, o Evangelho é para os Espíritos milenares.
Organização e como os pais podem ajudar na dinâmica da aula
As crianças precisam de uma rotina estruturada e previsível para que consiga compreender o momento em que estão inseridos. Juntamente à rotina, a atenção concentrada em uma mesma atividade não passa de 15 minutos.
Assim, organizamos as aulas em 4 tempos de 15 minutos. Cada parte da aula tem um objetivo e ao fim de cada uma inicia-se outra com características diferentes para que a criança consiga manter sua atenção em uma atividade agradável. Os quatro tempos são:
1º) Integração – no qual as crianças e pais/mães são recepcionadas e a música tem um lugar central.
2º) História – em que o conteúdo da aula é trazido através da narração de histórias, usando como recurso didático o “tapete contador de histórias” e a “história participativa”
3º) Experimentação - atividade prática para que as crianças experimentem sensações, emoções e desenvolvam ações que complementem o conteúdo trazido na história.
4º) Socialização - momento de encerramento da aula, realizado após a prece, em que há espaço para compartilhamento, entre mães/pais, de questões ligadas à recepção deste espírito e evangelização da família, junto com um lanche coletivo, no qual os maiores interagem, fortalecendo laços de amizade.
Para melhor conduzir esses momentos, é recomendado que os bebês venham com roupas simples e confortáveis, ou tragam uma muda de roupa, pois a experimentação envolve lidar com água, terra, tinta e outros elementos que podem provocar alguma sujeira...
É importante que sejam trazidos para o lanche compartilhado alimentos leves e saudáveis, como frutas. O uso de garrafinhas com água durante a aula não é um problema.
Não há nenhuma restrição para amamentar, efetuar troca de fraldas ou levar o bebê ao banheiro durante a aula, mas é um bom hábito levar os maiores um pouco antes do início para evitar muitas saídas.